quinta-feira, 17 de novembro de 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Agrião

Agrião


EFEITOS COLATERAIS: pode causar irritação no estômago e anas vias urinárias de gestantes e em grandes quantidades pode provocar aborto. 


AMARGO QUE DÁ GOSTO:

O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes.
O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. É uma brássica, assim como a couve, o repolho e o brócoli.
Além deste, existe outro tipo de agrião, chamado agrião d’água. Como esse tipo é raro no mercado brasileiro, não será tratado nesta cartilha.

COMO COMPRAR:

Os melhores preços do agrião ocorrem de julho a novembro.
Escolha maços com folhas frescas, de cor verde escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços. Escolha os maços com cuidado, pois as folhas se rasgam com facilidade e os talos escurecem e apodrecem rapidamente quando danificados. A presença de flores e pequenos frutos verdes não prejudica a qualidade do agrião para consumo.
agrião pode ser encontrado já lavado, higienizado e embalado em filmes ou vasilhas de plástico, acompanhado ou não de outras hortaliças folhosas. Antes de comprar, verifique a data de validade e compre somente o produto refrigerado. Descarte aqueles que apresentarem líquido amarelado no fundo da embalagem ou com as folhas sem brilho ou com bordas escuras.

COMO CONSERVAR:

agrião é uma hortaliça de pequena durabilidade, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, pode ser mantido por no máximo um dia, se colocado em local fresco, com os talos imersos em uma vasilha com água. Em geladeira, pode ser conservado por até 3 dias, se embalado em saco plástico para alimento ou vasilha tampada. Os talos inteiros, lavados e secos com pano limpo ou papel absorvente, duram por mais tempo que as folhas.

COMO CONSUMIR:

agrião pode ser usado cru em saladas, sozinho ou misturado com outras hortaliças como alface, rúcula e chicória e em sucos com diversas frutas. Também pode ser usado para incrementar sanduíches, panquecas, rabadas, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Os talos podem ser usados em sopas, misturados ao arroz, refogado com temperos e ovos batidos, como recheio de suflês e bolinhos.

As folhas temperadas com limão, sal e azeite são um excelente acompanhamento para churrascos de todos os tipos de carne. Experimente!
Antes de consumir as folhas cruas, lave-as com bastante cuidado em água corrente, removendo os talos grossos e as folhas amareladas ou escuras. Coloque as folhas verdes e talos finos em solução de água sanitária por 30 minutos (1 colher de água sanitária para 1 litro de água filtrada) ou use produtos próprios para higienização de saladas, disponíveis nos supermercados. Enxague as folhas com água filtrada, em seguida.

PROPRIEDADE MEDICINAL: Diuréticas, tônicas, depurativas, expectorantes e antinflamatórias.






DESCRIÇÃO E PRINCIPIOS ATIVOS: Planta herbácea que emite ramos de até 50cm de comprimento. Haste ramosa, espessa, suculenta, verde, rasteira. Emite numerosas raízes adventícias. Folhas alternadas, pecioladas, algo esparsas, compostas, imparipenadas. Folíolos quase sésseis. piriformes, opostos, sendo o terminal bem maior que os laterais. Flores hermafroditas, regulares, brancas, miúdas, dispostas em cachos terminais ou opositifólios. Cálice de 4 sépalas livres; corola cruciforme de 4 pétalas hipóginas. Fruto síliquas. O Agrião contém o glicosídio gliconasturciina em forma de sal potássico; sua essência é integrada principalmente de mostarda feniletílica e grande quantidade das vitaminas A, C, D, E e iodo.


PARTES UTILIZADAS: Folhas e talos.


DOCES E POSOLOGIA O aproveitamento do Agrião em fitoterapia, para adultos, pode se processar em três modos: o uso em saladas, em sucos e em maceração a frio. Em saladas, não se precisa mencionar, porque é muito conhecido. O suco, obtido por esmagamento das suas folhas e talos, tem a seguinte posologia: 3 a 4 colheres de sopa, diariamente, puro ou diluído em água. Na maceração a frio, colocam-se 4 colheres de sopa de Agrião picado em 1 recipiente com água fria, cobrindo-se o mesmo para não cair sujeiras. Espera-se de 16 a 20 horas e depois toma-se 3 a 4 xícaras do macerado, diariamente, pelo tempo necessário à cura.
O Agrião é abortivo, portanto não deve ser utilizado por gestantes. Não se recomenda, também, usar a planta florida. O Agrião também não é, portanto, para ser empregado na água do chimarão.

Dica: Aplicado em forma de cataplasma sobre úlceras escorbúticas, escrofulosas, etc., o Agrião apressará a sua cicatrização.

  FONTE::http://plantas-medicinais.net/agriao-tudo-sobre-o-uso-medicinal-do-agriao.html

Um comentário: